quarta-feira, 3 de julho de 2013

Confiança e Amizade

O que é a confiança? 

Pela definição do wiki temos que:
"Confiança é o acto de confiar na análise se um facto é ou não verdadeiro, devido a experiências anteriores, entregando essa análise a fontes de estatísticas e opiniões de onde provém a informação e simplesmente considerando-a confirmando com outras informações a chamada cruzamento de informações. Se refere a dar crédito, considerar que uma expectativa sobre algo ou alguém será concretizada no futuro."

Uma definição bem pomposa mas que se pode transformar num ponto de vista mais simples.

Confiança é como um elo de ligação, uma corda que une duas pessoas. Se a corda for bem tratada, irá aguentar todas as provas de dureza e resistência, mas se for mal tratada, com remendos, agrafos, fios, nós e outras tantas artimanhas, ao mínimo esforço quebra e não pode ser arranjada ou restaurada.

Então se a confiança pode traduzir num elo de ligação, a amizade não é a mesma coisa? Basta substituirmos a palavra "confiança" por "amizade" e temos:

"Amizade é o acto de confiar na análise se um facto é ou não verdadeiro, devido a experiências anteriores, entregando essa análise a fontes de estatísticas e opiniões de onde provém a informação e simplesmente considerando-a confirmando com outras informações a chamada cruzamento de informações. Se refere a dar crédito, considerar que uma expectativa sobre algo ou alguém será concretizada no futuro."

 A definição parece certa já que se pode observar que à mínima dúvida numa amizade ela não pode ser restaurda. Como se diz

"A amizade é como um espelho. Pode ser arranjado,depois de partir, mas mesmo depois ainda se consegue ver as fissuras"
 Não fui eu que escrevi isso, por acaso existe numa música que até digo que se fossem traduzir não diz nada, menos esta parte claro. Acho que prova claro que está ligado a amizade e a confiança.

Para se ter uma amizade tem que se ter confiança mas o recíproco não.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Acho que neste tema não devo falar muito da minha experiência pois qualquer pessoa que lê percebe bem o que quero explicar.


Orpheus

Sem comentários:

Enviar um comentário