sábado, 3 de agosto de 2013

Pseudónimos

Todos nós temos a necessidades de criar pseudónimos para termos uma identidade na internet, mas isso são máscaras?

Boas, não ando lá muito inspirado ou com algo para dizer, daí pensar que este texto é um pouco "seco". Mas finalmente já temos calor de verão por isso toca a ir para a praia.

A construção de qualquer conta nas redes sociais temos que criar um nickname ou user para podemos usufruir das funcionalidades da mesma. Mas a construção desde pseudónimo é uma máscara para nos protegemos dos outros? Ou simplesmente um outro "eu" de nós?

Toda a gente que navega pelo cybermundo, tem numa dada altura criado um user ou nick para não divulgar o nosso nome real, para os nossos amigos não saberem que nós estamos no mesmo "sítio" que eles, para simplesmente sermos outra pessoa. Quando decidimos ser outra pessoa que não nós estamos a criar uma máscara, estamos sim a partirmos-nos e a fragmentamos-nos e a assumir uma nova forma de nós próprios.

Parece um pouco freudiano mas essencialmente é que na conta que usamos estamos a evidenciar alguma parte de nós e mostrar ao mundo essa mesma parte enquanto negligenciamos outras que não "interessam" nessa rede.

Podemos ou não usar essas mesma contas na vida real, mas estariamos a ser nós próprios? Estaríamos a usar uma máscara? Ou estamos a ser aquilo que os outros querem que nós sejamos?


Orpheus

Sem comentários:

Enviar um comentário