segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Associações

Todos nós associamos marcas ou produtos a certas pessoas, como por exemplo Nespresso ao Clooney ou BES ao Ronaldo. Claro que estas associações são mundialmente conhecidas e todas as pessoas que por norma vêem televisão ou andam junto a bancos têm esta tendência de associar famosos a produtos.

Mas e no âmbito pessoal, não associamos objectos ou eventos a pessoas conhecidas? Associamos o nome de um colega a uma história ou mesmo os seus gostos numa banda, por exemplo.

Numa das minhas noites, pensei em que nome daria à minha filha (se tivesse uma, que por acaso gostava). Pensei em muitos e todos os que me vinham à cabeça era nomes de colegas que tive ao longo da minha vida. Pensei em Mafalda (rapariga que dei o meu primeiro kiss), Sara (uma das raparigas que menos gostei e que mais tempo tive nas turmas), Soraia (A raparigas que mais odiei no ciclo), Joana (Minha vizinha da minha idade), Nádia (Uma colega nascida em Espanha e também que mais tempo tive em turmas mas também uma colega que tive nos Açores), Filipa (Uma colega nos Açores mas também uma colega da minha faculdade), Ana (A quantidade de Anas que tive na minha vida é imensa), Margarida (Tive uma betinha na turma que se chamava Ana Margarida, mas também é o nome da minha afilhada), Catarina (Amiga da betinha. Mas também tenho uma amiga com o mesmo nome), Inês (Outra amiga mas também uma colega que morava no prédio do lado) entre muitos outros. Logo a unica coisa que me passou na cabeça era que sempre chama-se a minha filha estaria a chamar as outras. 

Alguma gente sabe porque é que o nome Orpheus (algo que fica para depois), mas também conhecem a expressão "Vai beber um cházinho". Bom, esta expressão surgiu quando via que as coisas entre pessoas não estava a ir para bom porto, então, por delicadeza e simpatia, vez de dizer para pararem usava a expressão. Começou a pegar e penso que essa mesma expressão passou a ser a minha expressão para acalmarem. Então quando bebo um chá ou vou fazer um tenho uma grande tendência em pensar nas discussões mas também de quem estava envolvido nelas. Camomila é sem dúvida o tipo de infusão/chá que associo mais a estes eventos.

Quando namoramos é normal criarmos a "nossa música", algo que marque a relação. Sim tenho ou tive, melhor dizendo, muitas músicas associadas a essas pessoas e quando as oiço não há como fugir. Lembramos-nos delas, mesmo que as odiamos. Claro que se odiarmos a pessoa não vamos gostar de ouvir a música, acho que isto é lógico. Mas isto também acontece com amigas (qualquer que seja o tipo de amiga), mas não é tão forte o que sentimos e pensados ao ouvir a música. Ouvir por exemplo The End of This Chapter dos Sonata Artica (não é pesada), infelizmente lembro-me da minha ex, porque mesmo não gostando deste género (Power Metal), foi ela que me deu a conhecer. Ouvir por exemplo Over the Hill and Far Away dos Nightwish faz-me pensar nas amizades que tinha nos Açores. Acho que felizmente não tenho muitos problemas neste departamento.
Mas as músicas não estão só associadas às pessoas, podem também estar associadas a épocas da vida. Por exemplo ou ouvir Nemo dos Nightwish ou Memories dos Within Temptation lembro-me sempre de uma época mais sombria de mim, mais gothica. 

Será que sou estranho em associar estas coisas a raparigas? ....



... Acho que sou =P

Orpheus


Sem comentários:

Enviar um comentário