sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Pedem opinião e depois não a seguem

Olá, então como corre a vossa vida? Acho que ninguém sabe mas de vez em quando algumas pessoas durante a conversas pedem opinião ou sugestões quanto a problemas que têm enfrentado. Eu não sou psicólogo nem nada que se pareça mas penso que me vêm como um agente neutro (alguém que não participa nos problemas) e como preocupo com os meus amigos, não me importo em ajudar.

Já dei sugestões sobre vários assuntos desde aulas (tipo de cadeiras a escolher ou áreas), sobre amizades, (se devo manter uma amizade com aquela pessoa ou devo conhecer melhor a outra) ou até mesmo sobre amor (será que aquela pessoa gosta de mim ou devo continuar com esta pessoa porque me fez X ou Y).

Penso que tenha dado alguma ajuda nem que seja para melhorar a vida aos meus amigos. Pelo que soube posso dizer que até tenho tido algum "sucesso", mas posso bem dizer que em muitos casos enganei-me. Casos como "Aquela pessoa gosta de mim ou não?" tem sido sem dúvida o meu calcanhar de Aquiles.

O que se passa e tem acontecido a conhecido ou alguns amigos é que pedem que lhes indique o que fazer, como por exemplo: "ajuda-me a escrever este texto" ou "Traduz-me por miúdos o que é que ela/ele quer dizer com isto". Estes pedidos por vezes dizem mesmo explicitamente para eu fazer/dizer tudo o que têm que fazer e claro que não me importo em ajudar já que são meus amigos.

O problema reside no facto de que muitas vezes (mesmo só agora ter alguma experiência) dizer para fazerem A e fazem simplesmente Ā (o oposto de A). Claro que eu não me importo que não sigam as minhas opiniões, longe disso, só que depois de verem que fizeram asneira vêm se "queixar" de que não deviam ter feito o que fizeram e coisas assim.

Não estou aqui a refilar ou a dizer mal, pois até sou um psicólogo ou psicosexólogo (já houve pessoas que disseram que este era o meu trabalho) grátis e sem outras recompensas que não a amizade, mas pronto, acho que se virem que o que digo é como agente neutro, pode ser que resulte não?


Orpheus

Sem comentários:

Enviar um comentário