segunda-feira, 3 de junho de 2013

Privacidade

"Privacidade, o calcanhar de Aquiles da internet..."

Olá, finalmente de férias espero que. Hoje decidi falar sobre a privacidade na internet.

Bom como toda a gente sabe existe constantes processos em tribunais e outras queixas devido à (falta) de privacidade nas redes sociais. Desde o uso indevido das fotografias de uma pessoa em anuncios online falso até à apropriação da identidade da mesma. Então, o que se pode fazer quanto a isso?

Eu só do tempo em que a rede social na moda era o Hi5 onde privacidade era pouca mas em mesmo tempo podias saber que é que tinha visitado os nossos perfis. Podia se dizer que equilibrava a balança, mas havia sempre o caso de qualquer pessoa ser adicionada sem grande controlo. Os tempo mudaram e tivemos a ascenção do Facebook, onde a privacidade é um pouco mais esquesita. Quem viu o filme "A Rede Social" percebe um pouco como é que o face funciona mas nem sequer é preciso ver, basta ter atenção a tudo o que adicionamos, como por exemplo as aplicações.
Se repararem, diz sempre lá se deixamos aceder as nossas informações e publicar informação referente ao jogo no mural. Aqui está uma clara evidencia de como nós não temos grande privacidade no face, claro que podiamos mudar as definições do jogo e definições da conta, Sim podemos mas isso é AGORA. Um ano atrás mais de metade dessas definições não existiam e desde ai que existe muitos processos em tribunais por causa disso. Sim tenho que dar mérito aos programadores do facebook em alterarem as definições de privacidade, mas...


...A culpa não é só deles (redes sociais), a culpa é nossa!

Falo de pessoas que simplesmente metem a vida toda delas no face. Sim é engraçado por fotos de acontecimentos na nossa vida mas, 20 fotos sobre a ida ao WC do centro comercial? Isso já não é exagero?
Sim é um caso extremos mas se pensamos bem, nós divulgamos no face (ou outra rede social) tudo o que fazemos, o que ouvimos, o que pensamos, o que sentimos, tudo. Então qual é o mal de fazer isso? simples, falta de privacidade da nossa vida, já que divulgamos tudo.
Não, eu não estou aqui a dizer para parar de publicar ou divulgas fotos, simplesmente digo, façam com cuidado e acontecimentos especificos. Não são só as pessoas com más intenções que procurar e visualizão, é também os nossos amigos e familíares.
Quanto a pensamentos, sentimentos e publicações do género..por favor, existe uma ferramente feita de propósito para isso chamado..Twitter.

Orpheus

Sem comentários:

Enviar um comentário