domingo, 19 de maio de 2013

Tipos de relações

Boas. Há um tema que por acaso nunca falei ou dei referência. Trata-se de os tipos de relacionamentos que existem.

Sou um rapaz da geração Y, X, Rabo de baleia, da prateleira, MCA, do que quiserem falar, mas foi graças a ser desta geração que vi nascer um tipo de relação que agora anda em moda: a Curte.

# A Curte ou One Night Stand (ONS): É o tipo de relação que muitos jovens actualmente praticam mas muitos não sabem que foi devido a série juvenil que se tornou popular. É descrita como sendo a relação sem compromissos, e que tem a duração máxima de 1 dia. Antigamente neste tipo de relação tinha como base umas "marmeladas" (é o termo técnico) e no final da noite, cada um ia para a sua casa. Actualmente pelo que vejo a sua duração aumentou (dai não perceber porque ainda dizem que é uma curte), manteve o objectivo de ser uma relação sem compromissos MAS passou de ser uns beijos para muitas vezes sexo desprotegido.

#Namoro: É o termo mais genérico para uma relação entre duas pessoas, de duração variada e em que pode ser só beijos, passeios, conversas intimas até claro sexo (neste caso protegido). Se fomos a pensar antigamente(mais ou menos 50 anos, por exemplo) os namoros eram simplesmente o envio de cartas de amor, promessas e também o pedido de mão ao pai da rapariga. Nos nossos dias temos sms, email, e já não se tem o hábito de pedir a mão ao pai da/do pretendente, (Sim porque também há muitas raparigas com essa iniciativa) e as pessoas tão juntas mais tempo que antigamente. Namoro é uma relação que pode ou evoluir-se para noivado ou simplesmente, devido a cansaço ou outros motivos, acabar.

#Relação: Não, não é este o termo que se usa mas irei referir a relação (séria) como a evolução do namoro para noivado. As regras aqui são bem diferentes, pois não se tratar de uma paixão mas já de um amor. Já se conhece os pais uns dos outros, já se vai muitas vezes jantar à casa dos sogros, e estão sempre juntos em cerimónias de família, como baptizados e casamentos. Duração, não há cronologia mas não é obrigatório ser uma relação que acabe em casamento, não. Existe muitos noivados que acabam, mas devido claro a serem proposta de noivados repentinas, sem nexo, sem cabeça. Coisas mais banais podem dificultar esta relação.

Bom parece que falo em relações simplesmente como nomes, mas não se pode esquecer do amor ou paixão. Claro que a diferença é um pouco difícil de descrever mas vou tentar resumir o que penso.

Paixão: Sentimento forte inicialmente tornando-se fraco com o passar do tempo. Desejo forte e repentino de estar com a pessoas que se deseja. Pode tornar-se em amor mas para isso, a relação tem que ser forte e durar. Tem que se deixar de pensar impulsivamente para se pensar com cérebro.

Amor: Sentimento que com o tempo se torna forte. Quer-se estar com a pessoa para aprender tudo sobre ela, seus gostos, seus sentimentos, suas paixões. É algo que se "treina", que se aprende mas que se for bem estruturado pode se tornar numa relação bem forte.


Bom, como digo sempre, está e a minha visão das relações que existem. Sim não falei em casamento e afins mas penso que essa e bem clara para todos. Só não concordo claro com a nova definição de curto, pois falando no especifico, sexo sem protecção NUNCA.

Orpheus


Sem comentários:

Enviar um comentário